top of page

Quais são os melhores exercícios para a saúde?

Existem diversos tipos de exercícios físicos, sendo que o ideal para conseguir manter uma rotina diária de atividades é encontrar um que seja ao mesmo tempo divertido e faça bem à saúde. Mas como descobrir qual o melhor exercício para cada pessoa?



Não existe outra forma se não selecionar aqueles que já te despertam o interesse de alguma forma e testando, simples assim. 


De acordo com um levantamento da Harvard Medical School, alguns exercícios, no entanto, são adequados para todos os tipos de pessoas, independente da faixa etária, sendo capazes de melhorar as condições de saúde e diminuir os riscos de algumas doenças. Veja quais são eles: 


Natação

A natação é o exercício ideal para quem sofre com problemas nas articulações, assim como outros esportes aquáticos, como por exemplo, a hidroginástica. Esse tipo de atividade pode ser um poderoso aliado, já que alivia a tensão do corpo é capaz de melhorar o estado mental do indivíduo e, além disso, ajudam a queimar calorias e tonificar os músculos.


Musculação

Embora esteja quase sempre associada ao aumento dos músculos, a musculação pode trazer inúmeros outros benefícios para o corpo, entre eles o controle de peso e a preservação da função cerebral. 


Caminhada

A caminhada é um exercício democrático, pois pode ser praticado por pessoas de todas as idades. entre seus principais benefícios, estão a melhora dos níveis de colesterol, além do fortalecimento dos músculos, controle da pressão arterial e, além disso, a atividade tem impactos diretos tanto no humor do indivíduo, como na memória. 


Exercícios Kegel

Indicados principalmente para quem sofre de incontinência urinária ou como forma de prevenção do problema, os exercícios kegel fortalecem a musculatura da pelve e ajudam na prevenção de problemas nessa região.


A atividade é indicada tanto para homens, como para mulheres, independente da idade. Alguns estudos apontam, inclusive, que a prática desses exercícios podem ajudar na melhora do desempenho sexual e do humor. 


Ciclismo

O ciclismo é um ótimo exercício para pessoas de todas as idades. Entre suas principais vantagens está o fato de que não causa grandes impactos nas articulações. Além disso, quando a prática é feita de forma consistente, pode ajudar a controlar o colesterol e a pressão arterial, além de melhorar o condicionamento físico. 


Hidroginástica

Assim como a natação, a hidroginástica também traz inúmeras vantagens. Entre elas, a melhora da coordenação, da circulação e da respiração. Além disso, também ajuda a regular a pressão arterial.


É indicada para todos os tipos de pessoas, mas principalmente para quem tem lesões ou problemas na coluna, pois não causa impacto nas articulações. 


Yoga

A yoga é uma prática muito aliada de quem precisa melhorar a ansiedade e a concentração, mas além disso, tem inúmeros outros benefícios. Entre eles, o aumento da flexibilidade, ajuda a regular a respiração e o metabolismo, contribui para relaxar o sistema digestório e melhora a circulação sanguínea. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page