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Como começar a praticar atividades físicas?

Começar a praticar atividade física e não abandonar esse novo hábito é um desafio para a maioria das pessoas.



Embora os benefícios dos exercícios sejam de conhecimento geral, alguns motivos como preguiça, falta de disposição ou até mesmo a dificuldade para encontrar algo que realmente goste, fazem com que as pessoas abandonem a nova rotina, voltando a serem sedentárias.


Então, como começar? 

O primeiro passo é, sem dúvidas, encontrar uma atividade física que dê prazer. Embora as pessoas quase sempre relacionem o exercício físico à musculação ou caminhada e corrida, existem inúmeras outras formas de se exercitar, independente de qual seja: o mais importante é manter-se em movimento. 


Entre as opções, você pode escolher entre futebol, natação, dança, hidroginástica, jump, step e outras. Isso é importante porque ao encontrar algo que você realmente goste, fica mais fácil manter a constância até que por fim isso se torne um hábito. 


Outro ponto é fazer com que isso se torne algo leve na sua rotina: procure focar nos benefícios que a atividade física te trará a longo prazo. A estética faz parte do processo, mas se você foca apenas nos resultados do seu corpo e espera que eles aconteçam de forma rápida, você vai se frustrar e logo desistirá de continuar se exercitando.


E, por fim, vá aos poucos e não se cobre muito. Você não precisa estar pronto para correr uma maratona em um mês e nem fazer duas horas de exercícios por dia. Faça as coisas no seu tempo e de acordo com a sua disponibilidade, mas sem desculpas. 


Se o que você consegue fazer é descer alguns pontos antes do trabalho para ir algumas quadras andando, já é um ótimo começo. Use a criatividade para encaixar o exercício na sua rotina de alguma forma e não se cobre tanto: saiba respeitar o seu próprio tempo, mas sem desanimar. 


Cuidados ao praticar atividades físicas

Como já falamos acima, a atividade física e exercício físico praticados de forma consistente, trazem inúmeros benefícios para a saúde. Mas para garantir que haja apenas benefícios, é importante tomar alguns cuidados para não acabar tendo o efeito reverso, causando prejuízos à saúde. 


Mantenha-se sempre alimentado e hidratado: mesmo que o seu objetivo seja o emagrecimento, estar bem alimentado é fundamental para ter energia para a prática de exercícios. Além disso, é importante beber a quantidade de água adequada para o seu corpo que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é de 35ml por kg. 


Use sempre roupas confortáveis: o uso de roupas adequadas é importante para que você se sinta à vontade durante a prática de exercícios. No caso da prática de esportes, o ideal é atentar-se também para o uso de equipamentos de segurança, como capacetes e joelheiras e também para o uso de tênis adequados no caso de corrida ou caminhada.


Faça alongamento: o alongamento antes do exercício é importante pois prepara o corpo para a atividade física. Além disso, o alongamento após a atividade também deve ser feito como forma de evitar lesões e melhorar a performance nos exercícios.


Procure sempre orientação profissional: atividades intensas ou que exigem um maior preparo físico, como é o caso da musculação ou da corrida, devem sempre serem orientadas por um profissional, para evitar lesões ou rompimento de ligamentos, além de outros tipos de problemas que podem surgir posteriormente, como dores e distensões.


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